top of page

Ipupiara (DnD 5ª ed) - Bestiário Tropical pag. 070

Atualizado: há 2 dias

Gostou do conteúdo? Apoie nosso projeto.


Uma fera aquática de mais de 3 metros de comprimento emerge das profundezas aquáticas. A criatura possui cauda de peixe, mas forma humanoide do torso para cima, com olhos são esbugalhados, um focinho com dentes afiados e coberta de escamas duras e azuladas. Seus dedos são espalmados e possuem garras.


Ipupiaras significa "o que vive na água". São monstros de mares e de alguns grandes rios costeiros. Capazes de caçar em pequenos bandos, se alimentam de carne, mas tem preferência por humanoides e tem preferência por devorar apenas as pontas dos dedos dos pés e mãos, os genitais, os olhos e os narizes de suas vítimas, a não ser quando estão muito famintos. As fêmeas dessa raça podem possuir longas cabeleiras e seios volumosos, mas são feias demais para serem confundidas com sereias.


A principal estratégia dessa criatura em suas caçadas é agarrar a vítima e puxá-la para as profundezas, matando-a por afogamento. Quando em grupos, costumam virar embarcações para facilitar a captura. Quando muito famintos, alguns chegam a atacar alvos em terra, normalmente nas praias.


Beijo do Ipupiara. Para evitar combates, é comum que um ipupiara tente atrair sua vítima a colocar parte do corpo para fora do barco para observar algo na água. Então, a fera emerge, abraçando e tentando morder seu rosto enquanto puxá-a para o fundo. Isso é conhecido por marinheiros e pescadores como "o beijo do ipupiara".


Ipupiara

Monstruosidade grande, neutro e mau.

Classe de Armadura: 15 (armadura natural)

Pontos de vida: 178 (21d10 + 63)

Deslocamento: 6 m, natação 15 m

FOR DES CON INT SAB CAR

20 (+5) 12 (+1) 16 (+3) 8 (-1) 13 (+1) 11 (+0)

Salvaguarda: Con +6

Perícias: Furtividade +4, Percepção +4

Sentidos: Visão no escuro 18 m, Percepção passiva 14

Idiomas: Nenhum.

Desafio: 8 (3.900 XP) Bônus de Proficiência: +3

Anfíbio. Esta criatura pode respirar ar e água.


Olfato Apurado. Enquanto estiver embaixo d'água, esta criatura tem vantagem em testes de Sabedoria (Percepção) que dependam do olfato.


Regeneração. Enquanto estiver submerso, o Ipupiara recupera 10 pontos de vida no início de cada um dos seus turnos, se possuir ao menos 1 ponto de vida.

Ações:


Ataques Múltiplos. O Ipupiara faz três ataques: um com a mordida e dois com as garras.


Mordida. Arma de Combate Corpo a Corpo: +8 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 14 (2d8 + 5) pontos de dano perfurante.


Garras. Arma de Combate Corpo a Corpo: +8 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 12 (2d6 + 5) pontos de dano cortante e o alvo fica agarrado (CD 16 para escapar). Até o agarrão terminar, o alvo está contido e o Ipupiara não pode agarrar outro alvo.

Imagem: Ikarow


ALVES, Januária. Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro. 1ª Edição. São Paulo: FTD: SESC Edições, 2017.


CASCUDO, Câmara. Geografia dos Mitos. 1ª ed. São Paulo: Global editora. 2012.


GANDAVO, Pero de M. História da província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil. 2ª edição. São Paulo: Hedra, 2020.


TAVARES DE LIMA, Rossini. Mitos do Estado de S. Paulo. Revista do Arquivo Municipal. Vol 117 - 120. São Paulo: Arquivo Municipal, 1947.


ZIR, Alexandro. A IPUPIARA E ALÉM: PELA VOLTA DE UM HUMANISMO MONSTRUOSO NA ACADEMIA. Revista Metalinguagens, v. 7, n. 3, Dezembro de 2020, p. 80-99.


1 comentário


daysesena730
11 de set. de 2023

parabens pela pesquisa gostei muito ainda não havia ouvido falar destes seres chamados ipupiara, mas na minha infancia ouvir relatos destes seres na costa do tapará Santarém- Pa.

Curtir
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Discord
  • twitch (2)

©2020 por Grimório Tropical. Todos os direitos reservados.

bottom of page